Conexão Tocantins Araguaína

Geral

19/08/2008 - Redação

Entidades de defesa dos direitos humanos e GLBT emitiram Nota de Repúdio nesta terça-feira, 19, em razão do assassinato do enfermeiro e professor da rede estadual de ensino, Raimundo Gomes Filho, ocorrido na madrugada de domingo para segunda em Araguaína.

Filho foi morto com requintes de crueldade, segundo Lidia Paula, do Núcleo GLBT Afrodite de Araguaína.

O corpo foi encontrado às 8 horas da manhã em sua residência pela empregada da casa, com marcas de facadas e estrangulamento.

A nota que é assinada pela ECOST, GIAMA, TEAR e Núcleo GLBT Afrodite, afirma que este é o quarto crime homofóbico registrado na cidade em menos de dois anos e o décimo quarto no estado.

Confira a Nota na íntegra

 

Nota de repúdio

As entidade de defesa dos direitos humanos e GLBT (Gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais) do Tocantins, vem publicamente expressar tristeza e a necessidade de atentar para a ocorrência de mais um crime homofóbico no Estado.

O crime que aconteceu em Araguaína, é o quarto caso de crime homofóbico registrado em menos de dois anos na cidade. No Estado o 14º.

A frente parlamentar pela cidadania GLBT, na Câmara Federal, a revelia dos esforços das entidade tocantinenses e alheias as necessidades de contenção da violência, discriminação e preconceito a esta comunidade, não foi aderida por nenhum do(a)s parlamentares tanto da câmara como do senado.

O Centro de Referência em Direitos Humanos e GLBT de palmas, uma das conquistas do movimento, estão atentos a parte jurídica do processo. Nós, cidadãs e cidadãos, visamos promover o debate não a respeito dos Direitos Humanos, mas da garantia deles. Visamos discutir soluções e não delegar falhas e omitir culpas.

A falta de contenção da violência, de todos os gêneros, cerceia todos os dias nossos direitos. Liberdade e amor também são direitos. Ética e democracia sem prática, apenas conceitos.

 

Assinam:

ECOST (Araguaína)

GIAMA- Grupo Ipê Amarelo de preservação e luta pela livre orientação sexual. (Palmas)

Núcleo GLBT Afrodite (Araguaína)

TEAR- Coletivo de diversidade sexual da UFT. (Palmas)

Por: Redação

Tags: Araguaina, Assassinato, Geral, Giama, GLBT, LGBT