Conexão Tocantins Araguaína

Economia

07/08/2008 - Redação

O Tocantins vai implantar a sua primeira siderúrgica para a produção de ferro-gusa. Para isso, os empresários mineiros Francisco Corrêa e Humberto Corrêa, da Sidertins - Siderurgia do Tocantins estiveram, nesta quinta-feira, 07, em Araguaína, para finalizar a aquisição do terreno visando à instalação da fábrica, que começará a ser construída no início de 2009. Eles estiveram acompanhados do diretor de Atração e Fomento da Secretaria de Indústria e Comércio, Iapurê Olsen.

De acordo com Francisco Corrêa, a opção pelo Tocantins se deu por diversos motivos, como o apoio e incentivos fiscais do governo e a logística favorável. Em Araguaína, além de áreas disponíveis para o projeto agrícola, outro aspecto importante é a plataforma multimodal da Ferrovia Norte-Sul que dará suporte ao transporte da produção, que estará voltada tanto para atendimento do mercado interno quanto para exportação.

A Sidertins planeja o plantio de 300 hectares/mês de eucalipto, que será a matéria-prima da fábrica. O objetivo é chegar a 6 mil/7mil hectares de área cultivada, em parceria com produtores da região. É mais uma oportunidade para os produtores locais. Francisco Corrêa informa que a produção projetada é de 190 mil toneladas de ferro-gusa por ano. Trata-se de uma empresa de porte médio, que vai demandar investimentos iniciais de R$ 30 milhões.

 

Fonte: Secom

Por: Redação

Tags: Araguaina, Economia