Conexão Tocantins Araguaína

Estado

07/05/2008 - Redação

Atividades diversas marcarão o Festival da Abolição – Semana da Terra Padre Josimo, que será realizado em Araguaína, de 7 a 16 de maio, pela Comissão Pastoral da Terra, Agência Repórter Brasil, Centro de Direitos Humanos e Pastoral da Juventude Rural. A abertura começará às 21h, com o lançamento do livro “Dorothy Stang – a dádiva maior”, da escritora Binka Le Breton.

A realização do festival tem o objetivo de apresentar para a sociedade ações que estão sendo realizadas em prol do combate ao trabalho escravo no Estado. Serão palestras, debates, mostra de cinema e shows musicais, para sensibilizar e informar as pessoas da região Norte do Tocantins sobre o trabalho escravo.

Atividades

Na quinta-feira, 8, às 21h, será realizado um debate na Fiesc de Colinas, sobre ‘violência e trabalho escravo no campo” e lançamento do livro de Binka.

Na sexta-feira, 9, às 19h, será realizada uma noite cultural da cidade de Buriti do Tocantins. No sábado, acontecerá a 21ª Romaria Padre Josimo, das 6 às 11h, também na cidade de Buriti.

Na terça-feira, 13, dia em que foi assinada a Lei Áurea em 1888, a programação será intensa, com Festa da Abolição na cidade de Angico, Marcha da Abolição, às 7h, com a caminhada saindo da UFT até a Praça Luís Orione, em Araguaína. Das 14 às 17h, haverá no Centro de Ensino Médio Paulo Freire, reunião da Coetrae – Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo no Estado e às 19h, no Caic, acontecerá mostra artística das comunidades e lançamento do livro “Escravo nem pensar!”, da Agência Repórter Brasil.

No dia 14, das 14 às 17h, na Praça Luís Orione, haverá animação, oficinas de artes, exposições e expedição de documentos. Às 19h, no Caic, prosseguem as apresentações artísticas das comunidades e às 19h, na UFT, será exibido o filme ‘Trabalho escravo no Brasil’, com Dimas Batista e Claudiene Borges.

No dia 15, continuam as apresentações das comunidades, as atividades das oficinas de arte e às 19h, na UFT, será exibido o filme ‘Amazônia, terra de conflitos’ e lançamento do livro ‘Conflitos no Campo – Brasil 2007’, da CPT, com Gerley Castro, Júlio Ribeiro e Edmundo Rodrigues.

Na sexta-feira, 16, das 15 às 18h, continuam as exposições artísticas e expedição de documentos. Às 20h, acontecerá o show com Juraíldes da Cruz, Zeca Tocantins, Cícero de Jesus, MC Teófilo e Charles Trocate, na Praça Luís Orione, em Araguaína.

Nos dias 12 e 13, haverá mostra de filmes, no auditório do Colégio Santa Cruz, com sessões às 17, 19 e 21h.

Informações pelo telefone (63) – 3412-3200

Fonte: Secom

Por: Redação

Tags: Araguaina, Estado, Pastoral da Terra