Conexão Tocantins Araguaína

Campo

26/03/2008 - Redação

Considerado o mais importante simpósio de pecuária leiteira da região Norte do País, o 2º Amazônia Leite reunirá pecuaristas e profissionais do setor para discutir assuntos relacionados à produção láctea no Estado do Tocantins nos dias 26 e 27 de março, em Araguaína (TO).

O encontro, realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pela Embrapa Gado de Leite, pretende buscar alternativas para aumentar a atividade na região de forma sustentável, econômica e ambiental. Para isso, é necessário promover ações que divulguem tecnologias apropriadas para a produção de leite.

A Ouro Fino Saúde Animal, unidade do Grupo Ouro Fino localizada em Ribeirão Preto (SP) participará do simpósio, segundo o promotor técnico da empresa, Eduardo Filho, a participação no simpósio pretende aumentar a representatividade da empresa no Norte do País. “A recente parceria fechada com a Universidade do Tocantins vai fortalecer a nossa marca na região e fazer com que a empresa se torne referência no setor de pecuária leiteira”, afirma.

O norte do Tocantins e o sul do Pará e do Maranhão são as regiões do Brasil que mais têm de destacado na produção de leite. “Esse crescimento deve-se ao aumento do número de animais ordenhados, pois a produtividade por animal ainda é muito baixa”, diz José Neuman Miranda Neiva, professor titular da cadeira de pecuária e corte da UFT.

Confira a programação do simpósio:

26 de março

8h – Abertura

10h – A competitividade do Brasil no mercado mundial de lácteos. Palestrante: Paulo Carmo Martins – Embrapa Gado de Leite

14h – Manejo sanitário de gado de leite. Palestrante: Antonio Cândido Cerqueira Leite Ribeiro – Embrapa Gado de Leite

16h – Boas práticas para produção de leite de qualidade. Palestrante: Armando Costa Leite – Embrapa Gado de Leite

27 de março

8h – Uso de rebanhos mestiços para produção de leite. Palestrante: Roberto Luiz Teodoro – Embrapa Gado de Leite

10h – Uso da cana-de-açúcar na pecuária de leite. Palestrante: Luiz Gustavo Nussio – Esalq-USP

14h – Novas tendências do mercado laticinista – anormalidades na composição e nas propriedades do leite. Palestrante: Tarso da Costa Alvim – Universidade Federal do Tocantins

18h – Uso de irrigação de pastagens na pecuária de leite. Palestrante: Francisco Henrique Silva – Faculdade de Zootecnia de Uberaba (FAZU)

 

Da redação com informações UFT e Agroagenda

Por: Redação

Tags: Araguaina, UFT, campo