Conexão Tocantins Araguaína

Estado

13/03/2008 - Redação

Com a presença do governador Marcelo Miranda; do Secretário da Juventude, Ricardo Ayres, além de diversas autoridades estaduais e municipais, será inaugurada na manhã desta sexta-feira a Casa do Estudante de Araguaína. O evento que tem início previsto para as 10:00h, será realizado ao lado da “CASA”, no Setor Simba, na Avenida Amazonas, s/nº, próximo ao novo campus da UFT – Universidade Federal do Tocantins e contará com várias atrações artísticas e culturais

O espaço que abrigará, num primeiro momento, 16 estudantes universitários considerados carentes da região norte do Estado, foi planejado de maneira a proporcionar o máximo de conforto aos futuros moradores. A previsão é que no segundo semestre, mais 16 alunos sejam atendidos, totalizando 32 beneficiados.

A “CASA”, que leva o nome de Benedito Ferraz Junior, ou “Professor Ferraz”, emérito docente com longos anos de atuação no ensino do município, custou cerca de R$ 200 mil (duzentos mil reais), recursos provenientes de emendas parlamentares destinadas pelo então deputado estadual, Paulo Sidnei e pelo deputado César Hallum no orçamento do Estado de 2006.

Mobiliários como beliches, ventiladores, geladeira, fogão, microondas, sofá e televisor (bens adquiridos por uma parceria entre Sejuv e UFT - Universidade Federal do Tocantins), foram disponibilizados para bem atender a clientela estudantil.

Nos primeiros dois meses após a inauguração, a Casa do Estudante será administrada por uma junta formada por membros da Sejuv. Depois desse prazo, uma comissão organizadora será criada pelos moradores, objetivando o gerenciamento do local.

Perfil do homenageado

O goiano Benedito Ferraz Junior nasceu em 06 de junho de 1941 na cidade de Itaberaí. Comprometido com o ensino, Ferraz, como era carinhosamente chamado, começou a trabalhar com apenas 17 anos, já atuando como professor ainda no interior de Goiás. Posteriormente foi para Goiânia, onde deu continuidade a carreira, lecionando em diversos colégios da capital.

Formado, com Licenciatura Plena em Geografia pela UFT – Universidade Federal do Tocantins e em Filosofia pela Universidade Couto de Magalhães, de Anápolis – GO, “Professor Ferraz”, era Pós-Graduado em Psicopedagogia, agregando ainda no currículo o diploma de Jornalista, com passagem por diversas emissoras de rádio e televisão do Sul, Sudeste e Centro Oeste do país.

Em 1985, Ferraz veio para o Tocantins, escolhendo Araguaína para morar onde teve atuação destacada na difícil, mas nobre arte de levar conhecimento a juventude do município. Na cidade fundou o Colégio Pequena Universidade, hoje Unipositivo, confirmando após mais de 20 anos de existência, um modelo de ensino que se tornou tradição e uma referência na região norte do Estado.

Sua carreira congrega ainda a militância política com o exercício do cargo de vereador por um mandato, em sua cidade natal na década de 60. Faleceu no dia 06 de março de 2006, aos 71 anos, deixando 06 filhos e a viúva, Dona Maria da Conceição da Silva Rocha, com quem foi casado durante 17 anos.

Fonte: Ascom Sejuv

Por: Redação

Tags: Araguaina, Estado